domingo, 15 de fevereiro de 2015

Vegatarianismo

Hoje decidi abordar no blog o tema do vegetarianismo. Vou explicar o que é, como surgiu, e os benefícios que são defendidos por quem o adota, e por fim, como é hábito, darei a minha opinião, sobre o assunto.

Vegetarianismo ou vegetarismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal onde não se come carne, aves, peixes, frutos do mar ou qualquer outro animal. Também se pode usar com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões. Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos. Há vários tipos de vegetarianismo, a forma mais popular de vegetarianismo é o ovolactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o lacto vegetarianismo, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo. Mas é consumido leite e os seus derivados. Outra forma de dieta vegetariana é o vegetarianismo estrito: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel. O vegetarianismo estrito é frequentemente confundido com o veganismo.

O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana, que chega ao Ocidente na doutrina pitagórica. Nas raízes indianas e pitagóricas do vegetarianismo, são ligadas a noção de pureza e contaminação, não correspondendo com a visão de respeito aos animais. O nascimento de uma sensibilidade em relação aos animais, que condena o consumo de animais por motivos morais ou solidários, é muito recente na história da humanidade e surge a partir do século XIX em alguns países da Europa. O vegetarianismo ético, que visa o respeito pela vida animal teve origem na Antiguidade, sendo que ao longo da História da humanidade, inúmeros autores têm vindo a criticar e questionar consumo de carne com base nesse aspeto.

Há vários benefícios que são defendidos por quem adota este tipo de regime alimentar. Alguns deles são o de tornar as pessoas menos agressivas, que essa dieta é mais saudável que as dos carnívoros e que provoca menos colesterol, reduz o risco de doenças cardiovasculares, ou que o homem é inferior ao animal e que não se deve matar um animal para alimentar uma pessoa.

Nunca experimentei ser vegetariana, mas não critico quem o seja, apenas acho que não conseguiria viver sem comer carne. Peixe até conseguia, pois não gosto ;) mas se é algo que as pessoas consideram ser mais saudável e sem doenças, eu concordo, pois muito animais tem várias doenças, mas não quer dizer que muitas das plantas também não estejam contaminadas... Mas eu penso que não conseguiria ser vegetariana, pois comer uma refeição sem carne, para mim soa-me como uma refeição incompleta. Apesar de já ter pesquisado algumas receitas vegetarianas e parecem-me ser boas. Algumas não me importaria de experimentar. Mas com um prato de carne a seguir! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário