domingo, 9 de agosto de 2015

Ninguém Como Tu- Uma lição de vida

                       
 Hoje, venho dar a minha opinião sobre esta novela da TVI, da autoria de Rui Vilhena, que estreou há muito tempo na televisão, há 10 anos, mas que está no ar na TVI Ficção.
 Esta novela trata o tema da procura da felicidade e realização de sonhos. Ensina-nos que devemos seguir os nossos sonhos e que o dinheiro não compra a felicidade. Aparecem-nos vários exemplos de personagens que querem seguir um sonho, ou que desejam o poder, como é o caso da protagonista, Luísa (Alexandra Lencastre), uma mulher de origens humildes que, passando por dificuldades cultivou o sonho de ser rica. Sendo assim, casou com Mário Albuquerque (Vítor Norte), um homem rico, para cumprir o seu sonho. Entretanto, acontece um desfalque feito na empresa de Mário, e este fica sem nada. Luísa, para não cair na pobreza, divorcia-se deste e tenta arranjar outro marido rico. Assim, faz com que o casamento da sua amiga Beatriz (Suzana Borges) acabe, aproveitando a sua infelicidade no casamento, como desculpa. Cumprindo o seu objectivo, casa com António (Nuno Homem de Sá), marido de Beatriz. Entretanto, este é assassinado e Luísa, sendo a sua testa de ferro, fica com tudo o que é dele. Entre tempo, é diagnosticado a Luísa um aneurisma não operável que a qualquer momento pode rebentar fazendo Luísa morrer. Luísa, dá conta que não é feliz. Tem dinheiro, mas é infeliz pois não tem o seu amor, Pedro (Ricardo Carriço), marido da sua irmã Dulce (Manuela Couto).
 Outro exemplo que nos é mostrado é o de Henrique (Guilherme Barroso) um rapaz que ambiciona vingar no mundo da dança, mas que os pais querem a todo o custo que ele siga o curso de Medicina. Henrique, não desistindo do seu sonho, vai estudar para Lisboa, com o pretexto de ir estudar Medicina, mas na realidade, está a estudar Dança. No meio da história o seu segredo é descoberto e ele opta por fazer a vontade aos pais. Mas fica triste. Entretanto surge um concurso de dança para uma bolsa em Nova Iorque, onde ele vai e consegue entrar, ficando radiante por realizar o seu sonho.
 Aparecemos o exemplo de Leonor (São José Correia) de origens humildes que quer ser rica e assim envolve-se com homens ricos para conseguir o que quer e não ter uma vida de luta como a dos pais.
 Encontramos também Frederico (António Pedro Cerdeira) que se envolve em esquemas para conseguir subir na vida.
    Ou ainda, o exemplo de Guida (Sofia Aparício), melhor amiga de Luísa, sendo amiga dela por interesse, facto que se mostra quando assassina António, marido de Luísa e um sovina que obrigou a mulher a assinar um papel onde garantia que ela não podia mexer na sua fortuna, para ficar Luísa (testa de ferro de António) com fortuna dele, e lucrar alguma coisa com isso. Tentou ainda assassinar Mário pelo mesmo motivo, só que quem lhe daria alguma coisa neste caso não era Luísa, mas sim a sua filha Isabel (Liliana Santos).
Este exemplos, especialmente pelo da protagonista Luísa, revelam que a felicidade está sim na concretização dos nossos sonhos, nos sentimentos e não no dinheiro ou no poder. Acho que esta novela devia ser vista por todos, pois dá uma grande lição de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário