sexta-feira, 30 de março de 2012

Alentejo


Há dias recebi uma mensagem no mail sobre o Alentejo, e decidi escrever um texto sobre esta província de Portugal.

Localização:
A localização do Alentejo está compreendida entre os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal, sendo assim a maior região de Portugal. Limita a norte com a Região Centro (Portugal), a este com a Espanha, a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Região de Lisboa e Vale do Tejo e também com o Oceano Atlântico.

Área:
Tem uma área de 31 551,2 km² (33% do continente).

População:
Esta província tem 757 190 habitantes, segundo os Censos 2011, (7,6% do Continente, 7,2% de Portugal).

Clima:
O Alentejo é uma região onde o clima é Mediterrâneo funde-se com o Oceânico.

Conselhos:
O Alentejo tem 47 conselhos.
. Évora ; Beja ; Elvas ; Portalegre ; Sines ; Vendas Novas ; Montemor-o-Novo ; Vila Nova de Santo André ; Ponte de Sôr ; Estremoz ; Alcácer do Sal ; Moura ; Santiago do Cacém ; Reguengos de Monsaraz; Serpa ; Borba.

O caso de Olivença:
Olivença, município pertencente à comunidade espanhola da Estremadura, é reivindicada por Portugal desde o século XIX, pelo qual existe uma corrente de opinião que advoga que Olivença é um concelho português do Alto Alentejo.

Praias:
Praia do Malhão; Praia da Zambujeira do Mar; Praia de Almograve ; Praia de Vila Nova de Milfones ; Praia de Aivados ; Praia do Carvalhal ; Praia Aberta ; e Praia das Furnas.
(Praia da Zambujeira do Mar)
Gastornomia:
É de anunciar na gastornomia alentejana a "Sopa de Tomate" ; "Açorda de Alho" ; "Gaspacho"
"Sopa de Beldroegas" e "Sopa da Panela" ; "Migas" ; "Ensopado" ; "Pés de porco de coentrada" ; "Carne de porco à Alentejana" ; "Picadinho" ; "Entrecosto frito" ; "Borrego Assado" ; "Sopa de Cação"; " Sopas de Cachola", todos de grande qualidade, simples. Com estes pratos vimos que o Alentejano pega em poucos ingredientes e faz um conjunto de pratos requintados.
Os enchidos são farinheira; chouriço; e morcela.
E depois temos os doces tradicionais, tais como Nógados; Sericá e Azevias.
E podemos também falar nos vinhos deliciosos do Alentejo. Para destacar os de Borba, Redondo, e Reguengos de Monsarás, essencialmente.
(Açorda Alentejana)
(Sericá)

Expressões:
Dizem que nós tiramos o "i" do leite e colocamo-lo no "café", assim, vou escrever algumas palavras e expressões alentejanas ou palavras que nós damos o nosso toque a saber a Alentejo. Cá vão algumas:
Atão (então) , amori (amor), cafeí (café), cadera (cadeira) , coêlho (coelho) , dê (dei) , mê (meu), "ir à do/da ..." , sô (sou) , 'tá vendo (está vendo) , 'tá a vêri (está a ver) , tardi (tarde) , vocêmesse, "ó compadri" , "'tá lé ..." , Zeí (Zé) , Sabastião (Sebastião) , Celestre (Celeste) ,
na (não) , ribêra (ribeira) , rôpa (roupa) , cagora (que agora) , ódepois (depois) , "ouvistis...?", , exatamenté (exactamente) , noiti (noite) ...
Entre outras mais.

Trabalhos tradicionais:
Podemos anunciar o trabalho de ceifeiro; apanha de azeitonas e cortiça ; podador de oliveiras ; retirada da cortiça e pastor.

Artesanato:
O barro é um material muito usado e preferido pelos artesãos alentejanos. E a cortiça também é muito utilizada.

Actividades que se praticam:
As actividades são practicamente as mesmas que referi na parte das profissões, mas também se destaca a pecuária e agricultura.


Famosos:
Temos de destacar a excelente poetiza Florbela Espanca, o apresentador José Carlos Malato, Raquel Guerra, Nicolau Breyner, José Luís Peixoto, Rui Nabeiro, entre outros.

Empresas:
Podemos destacar a bem sucedida empresa Delta, criada por o comendador Rui Nabeiro.

Curiosidade:
O filme A raia dos Medos, lançado em 2000, foi gravada no Alentejo.
Psicologicamente, dizem que somos muito vagarosos e passamos a vida debaixo dum chaparro a ver passar navios, bem neste caso, os bezerros.
Mas como dizia o mail que eu recebi, somos inteligentes, pois invetamos anedotas sobre nós próprios e isso revela uma grande inteligência da nossa parte. Eu posso dizer que tenho orgulho em ser Alentejana!
Portanto, visitem este paraíso, que serão umas férias inesquecíveis!


Fontes: Wikipedia ; eb1-montes-velhos ; pt.rentalia.com ; alentejo.costasur.com.
Imagens: Google.