sábado, 17 de março de 2012

Tabagismo





Hoje venho falar do tabagismo.
- O QUE É O TABAGISMO:
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância existente no tabaco.
- FAZ MAL EM VÁRIAS SITUAÇÕES:
O tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro, 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortes por derrame cerebral. Não existem níveis seguros de consumo do tabaco, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde.
Este também faz mal na gravidez pois o feto também "engole" essas substâncias do tabaco. Já que as mães gostam tanto dos seus filhos e protegem-nos tanto, quando fumam com eles dentro da barrigas estão a fazer-lhes um mal terrível. Também provoca impotência sexual nos homens (penso que nenhum homem gostaria de ser impotente).
Também existem os fumadores passivos que é o acto de inalar o fumo de qualquer substância fumígera proveniente de um fumante, fazendo com que os malefícios do fumo ocorram mesmo em não-fumantes.
- HISTÓRIA:
Esta moda maléfica começou na corte de Elizabeth I da Inglaterra,em 1580, por Walter Raleigh, pessoa de confiança de Elizabeth I. Os cigarros foram popularizados a partir de 1881, quando foi inventada a máquina que os manufaturava.
Agora, existem cada vez menos homens que fumam, as mulheres é que estão a adaptar este hábito.
- RAZÕES PORQUE AS PESSOAS FUMAM:
Antigamente as pessoas fumavam porque (nos homens) achavam que eram uns grandes homens se fumassem (estavam redondamente enganados). E agora as pessoas fumam porque exprimentam e gostam ou porque pensam que fumar as relaxa (também estão enganadas, o tabaco não relaxa o que relaxa é o inspirar e expirar prolongadamente, penso eu).

Como toda a gente sabe, ou devia saber, o tabaco faz muito muito mal. Sim, faz mesmo muito mal e não existem nenhuns cigarros que não façam mal. Só os de chocolate é que não têm malefícios. Os cigarros normais, tem na sua constituição substâncias que eu penso "Como é que há pessoas que conseguem "engolir" veneno para ratos e chumbo e isso tudo?" Ainda por cima o tabaco faz as pessoas ficaram horríveis, com dentes amarelos, a pele toda enrugada e o cheiro do tabaco é horrível. E para os deixarmos temos que fazer uma série de coisas... Eu sei que é difícil pensar ao contrário mas se reparassem no mal que ele faz, mudariam de opinião.
Muitos, gostavam que os fumadores pensassem um pouco mais e chegassem á conclusão que fumar faz um mal terrível.

Fonte:Wikipedia
Imagens:Google
nadarcontracorrente.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário