sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mona Lisa e os seus segredos



Este quadro famossímo de Da Vinci, sempre me interessou desde muito pequena.
Sempre quis saber os segredos daquele quadro enigmático. Agora, pesquisei na internet, e com a ajuda das tecnologias deste hoje em dia, descobre-se tudo e mais alguma coisa.
Então, descobri que:

-Mona Lisa, de nome Lisa Gherardini, terceira esposa de um rico mercador florentino, Francesco Del Giocondo, 19 anos mais velho, quando foi pintada tinha 24 anos. Quando ela se sentou diante de Leonardo da Vinci, ela acabara de dar à luz o segundo filho. O quadro celebraria o nascimento do menino Andrea, dois anos depois de Lisa ter perdido a filha Camilla num parto malsucedido. A serenidade da Gioconda traduziria, assim, o sentimento de plenitude maternal.

-Especialistas do Centro de Pesquisa e Restauração do Museu da França chegaram à conclusão de que Mona Lisa poderia estar grávida quando o quadro foi pintado. Eles descobriram, por meio de raios infravermelhos, que o pintor modificou a obra diversas vezes. No quadro inicial, Lisa Gherardini, usava um vestido fino feito de gaze, vestimenta comum para mulheres grávidas da época. 

- Segundo o biógrafo Giorgio Vasari, Da Vinci chamou músicos e bufões para tocar em seu estúdio, na tentativa de arrancar um sorriso da modelo. Na época, não era apropriado uma moça sorrir demais.

-Silvano Vinceti, declarou que "invisíveis ao olho humano e pintadas em preto sobre verde e marrom, estão as letras "LV" na pupila direita pupila de Mona Lisa, obviamente as iniciais de Leonardo, mas o mais interessante está em sua pupila esquerda", afirma o investigador. Ele afirma que há as letras "B" e "S" e uma possível inicial "CE" aparecem na pupila esquerda da obra.
-Tinha originalmente as duas sobrancelhas e cílios. Dizem que seus scans de 240 megapixels mostram que existem traços da sobrancelha esquerda, tapada por uma restauração feita há muito tempo.

- Da Vinci trocou a posição de dois dedos da mão esquerda da mulher retratada.

- O rosto da mulher era originalmente mais largo e o sorriso mais expressivo que o atual.

- Ela segura um lenço que desbotou com o passar dos anos.

-Um homem também serviu de modelo para o quadro.

-Esta notícia é recente,mas ainda não está afirmada, o seu esqueleto foi encontrado num convento em Florença, na Itália, onde os pesquisadores procuravam os restos mortais de Lisa Gherardini Del Giocondo. De acordo com o antropólogo da Universidade de Bolonha, Giorgio Gruppioni, um primeiro olhar sobre o crânio e a pelve dá a entender que o esqueleto pertenceu a alguém do sexo feminino. Disseram que estava em muito bom estado e que talvez Lisa Gherardini, estaria nesse convento a tomar conta das suas filhas que eram freiras. Outros dizem que Lisa Gherardini virou freira após a morte do marido. Ela teria morrido num convento, em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.

-A fotografia em infravermelho do quadro revela com muito mais clareza o véu da personagem, que estaria preso atrás da cabeça, em uma touca. Isso explica a linha sobre sua testa, para a qual não se tinha explicação convincente. 

Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br/
http://olhosdamonalisa.blogspot.pt/
http://tecnologia.terra.com.br/noticias/
http://hypescience.com/
http://www.portaldafamilia.org.br/
http://www.diariodepernambuco.com.br/

Imagens: wikipedia.org e Google